apetante

482 palavras 2 páginas
DESPERTANDO O PRÓPRIO TALENTO CRIATIVO

Se o empreendedor estiver preparado e der tudo de si, a probabilidade de fracasso do negócio provavelmente é pequena. É isso que se pode constatar com a convivência com pequenos empreendedores de vários segmentos - tanto com aqueles que não lograram obter sucesso no negócio, quanto com aqueles que o tiveram. A questão fundamental então é o preparo do empreendedor.

O QUE É EMPREENDEDORISMO?

Empreendedorismo quer dizer pelo menos três coisas:

A capacidade individual de empreender

Isto é, a capacidade de tomar a iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir no sentido de encontrar a solução para problemas econômicos ou sociais, pessoais ou de outros, por meio de empreendimentos.

O processo de iniciar e gerir empreendimentos

Isto é, o conjunto de conceitos, métodos, instrumentos e práticas relacionadas com a criação, implantação e gestão de novas empresas ou organizações.

Movimento social de desenvolvimento do espírito empreendedor

Isto é, um movimento social para a criação de emprego e renda, que recebe o incentivo dos governos e instituições de diferentes tipos.

ELEMENTOS BÁSICOS DA CAPACIDADE EMPREENDEDORA.

Algumas pessoas já nascem com maior qualificação para o empreendedorismo. Outras não têm tantos talentos inatos, mas isso não quer dizer que não possam aprender e desenvolver esses talentos. Esse desenvolvimento é fundamental para toda pessoa que almeja implantar e gerir um pequeno negócio.

EXISTEM VARIOS ELEMENTOS ESSENCIAIS DA CAPACIDADE EMPREENDEDORA, SÃO ELES:

Iniciativa - São pessoas que não ficam esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, o padrinho) venham resolver seus problemas. Pessoas que começam coisas novas iniciam. A iniciativa, enfim, é a capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age: arregaça as mangas e parte para a solução.

Autoconfiança - O empreendedor tem autoconfiança, isto é, acredita em si mesmo. Se não acreditasse, seria

Relacionados