Apectos introdutórios ciências contábeis
CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Em toda sua história, a Contabilidade ganhou várias definições. Porém, entre todos os professores e idealizadores dos conceitos da Contabilidade, podemos destacar dois estudiosos que nos ensinaram os conceitos e definição contábil como hoje conhecemos no Brasil: Francisco D´Áuria e Eldon Hendriksen.
Francisco D´Áuria foi um professor influenciado pela escola patrimonialista, uma das muitas escolas importantes para fundamentar os estudos da contabilidade. Ele a define como “ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Nessa definição influenciada pela escola patrimonialista, o objeto principal da contabilidade é o patrimônio das entidades.
Além dessa, também é importante destacar a definição criada pelo professor Hendriksen, da escola norte-americana, onde diz que “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.
Portanto, fica claro que D´Áuria enfatiza a contabilidade como ciência e Hendriksen define como um processo de informação. A partir dessa afirmação, podemos resumir e dizer que a contabilidade é uma ciência que forma um sistema de informações úteis para tomadas de decisões dentro da gestão empresarial. Ela mantém um controle do seu objeto, o patrimônio, através de técnicas, normas e princípios, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões essenciais para o bom progresso da entidade.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Uma das principais ferramentas contábeis utilizadas é a escrituração contábil, que é o registro de todos os fatos contábeis (modificativos, permutativos e mistos) de acordo com o método das partidas dobradas, considerando sempre o plano de