Aparelhos de laboratorio
Alonga- Liga o condensador ao frasco coletor em um processo de destilação.
Almofariz e pistilo- Usado na trituração e pulverização de sólidos.
Anel ou argola- Utilizado como suporte do funil na filtração.
Balão de destilação- Utilizado em montagens de destilação.
Balão de fundo chato- Usado como recipiente para aquecer brandamente líquidos ou soluções, fazer reações com desprendimentos gasosos. Pode ser aquecido sobre o tripé com a tela de amianto.
Balão de fundo redondo- Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a rotaevaporador.
Balão volumétrico- possui volume definido. Usado para preparar e diluir soluções com volumes precisos e prefixados.
Baqueta- utilizada para agitar soluções ou transferir líquidos de um recipiente para outro.
Béquer- Fazer reações entre soluções, dissolver substancias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto. Bico de Bunsen- É usado desde os aquecimentos de misturas ou soluções de alguns graus acima da temperatura ambiente, até calcinações que exigem temperaturas de 600ºC dentro de cadinhos
Bureta- Equipamento calibrado com graduação para medida precisa de volume de líquidos. Permite o escoamento controlado do liquido através da torneira e é muito utilizado em titulação.
Cadinho- utilizado para a calcinação de substâncias (processo de decomposição de substancias sem oxidação). Resiste a elevadas temperaturas.
Cápsula de porcelana- Usada para dissolver sólidos em líquidos e concentrar soluções por evaporação do solvente. Pode ser aquecida diretamente na chama.
Coluna de fracionamento- Usada para separar líquidos voláteis , com pontos de ebulição próximos, em aparelhos de destilação fracionada.
Condensador de bolas (Allihn)- Utilizado para condensar vapores em montagens com aquecimento sob refluxo.
Condensador de Liebig ou de tubo