Apache Geronimo server web
O coração deste sistema é o GBean, uma extensão do MBean.
Versão 3.0 do servidor de aplicativos Java de código aberto Apache Geronimo foi lançado 13 de junho de 2012, com suporte oficial para a versão 7 da linguagem de programação. O servidor foi totalmente certificado para Java EE 6 desde novembro de 2011, e a versão 4.3 do padrão da indústria OSGi agora também é suportada. Os desenvolvedores atualizaram componentes das diversas outras tecnologias Apache, como a aplicação Bval Bean Validation e o banco de dados Derby.
Atualmente, a nova versão do Geronimo só está disponível em pacotes que usam o servlet container TomCat, com o TomCat 7.0.27 sendo a versão utilizada. Enquanto isso, assemblies Jetty são planejados para seguir em futuras versões "bugfix" devido aos testes parecem terem tido sucesso até agora. O mesmo se aplica ao suporte para IPv6 e ao plugin Geronimo para o Eclipse Indigo, que os desenvolvedores também pretendem implementar em versões posteriores (bugfix).
revista Java Magazine edição 19.
Começando com o Geronimo
Entenda a polêmica e as expectativas por trás do projeto mais discutido da comunidade J2EE livre
Iniciativa da Apache Software Foundation, o projeto Geronimo visa construir um novo servidor de aplicações J2EE livre. Tem sido muito discutido, tanto pelas suas características técnicas como pelas divergências que surgiram com o Grupo JBoss, criador do servidor J2EE livre homônimo.
Como, quando e por quê
Um dos aspectos mais interessantes do Geronimo são suas origens. A iniciativa de se criar mais um servidor de aplicações J2EE livre em vez de concentrar esforços nos existentes parecia, em princípio, contraditória. Mas um dos principais motivos da criação do projeto é a forma de licenciamento dos produtos existentes ser incompatível com