Análise Urbanística da Rua Floresta, Bauru - SP
AGATHA A. M.
RELATÓRIO - TRABALHO 1
RUA FLORESTA, BAURU- SP
BAURU – SP
Novembro 2013
Introdução
Este relatório tem como objetivo expor de forma breve as características da Rua Floresta - situada na cidade de Bauru no estado de São Paulo -, discorrendo sobre seus aspectos urbanísticos, sua composição como paisagem, bem como sua formação e modo de ocupação.
Caracterização da Via
A rua floresta pode ser caracterizada como uma Via Coletora, que recebe e distribui o tráfego de vias locais e alimenta as vias estruturais que seriam, neste caso, a Av. Nuno de Assis e a Av. Nações Unidas, além da Rodovia Marechal Rondon. Além disso, essa via faz parte do itinerário das linhas de transporte coletivo.
Vista Aérea da Rua Floresta e suas proximidades. Fonte: Google Earth.
A partir de uma observação da via em diferentes horários e de entrevistas com seus moradores podemos concluir que possui um tráfego intenso, pois liga bairros residenciais ao centro. Além disso, é uma via muito movimentada por se situar entre três vias importantes, a Avenida Nuno de Assis, a Avenida Nações Unidas e a Rodovia Marechal Rondon. Devido ao grande movimento que esta rua possui, seus moradores reclamam do incômodo consequente dos ruídos de tráfego e da movimentação das pessoas. No entanto, dizem gostar de morar ali, pois o grande movimento trás, como diria Jane Jacobs, “os olhos da rua”, contribuindo para um ambiente mais seguro.
Topografia
O que chama atenção ao contemplar a paisagem composta pela Rua Floresta é sua topografia que se mostra íngreme, esta interferiu em grande medida na tipologia das construções ali situadas, que em sua maioria se apresentam elevadas em relação ao solo, evidenciando uma preocupação em evitar transtornos em dias de chuvas já que a declividade do local poderia causar enchentes nas edificações além de uma umidade prejudicial ao piso.
Aclive da Rua Floresta. Foto de