Análise pedagógica Le Choristes ( A Voz do Coração)
663 palavras
3 páginas
Universidade Federal de UberlândiaInstituto de Biologia
Metodologia de Ensino
Docente: Viviane Moraes
Discente: Luiz Paulo Costa e Silva
,
Painel Integrado
Uberlândia, 10 de novembro de 2011
Le Choristes ( A Voz do Coração)
Filme produzido em: 2004
Gênero: Drama
Duração: 95min
Origem: França
Estúdio: France 2 Cinema
Direção: Christophe Barratier
Roteiro: Christophe Barratier, Philippe Lopes-Curval
Produção: Arthur Cohn, Nicholas Mauvernay, Jacques Perrin
Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância. Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais.
Introdução
Como mencionado em sala de aula, no filme os professores nenhum tem formação acadêmica e seus métodos são apenas questões de personalidade e como é feito as abordagens com os alunos é uma questão íntima. Porém, podemos identificar várias teorias discutidas no painel integrado nessas abordagens e outros detalhes ocorridos no filme.
É possível identificar alguns elementos de construção de conhecimento quando o professor pede aos alunos para cantarem e verifica onde se encaixam no coral, provavelmente todos nem sabiam cantar, mas com a prática e com o ensino do professor, pode se desenvolver e aprender a cantar, sendo que um deles veio a se tornar um músico profissional.
Outros aspectos perceptíveis no filme são o de Piaget e Vygotsky, quando o professor observa que Pierre já tinha o dom de cantar naturalmente e com as aulas (interações), ele foi se aperfeiçoando com o decorrer das aulas e aprendendo por si só algumas partes das canções. Outra observação importante foi quando o psiquiatra levou o aluno com dificuldades de