Análise Filme Nell - perspectiva Vygotsky
Devemos enfatizar que Neto está passando por um período transicional entre a infância e a vida adulta: a adolescência. Este período é caracterizado por três histórias, sendo elas: Filogênese, Ontogênese e Cultural. É um período conflituoso, conturbado, de muitas mudanças, em que o individuo tem capacidade maturacional (contigências internas biológicas que também interferem no comportamento do adolescente) e tomada de decisão para agir e decidir por si só. No filme destaca-se a Ontogênese, na qual pudemos observar a relação de Neto com seus pais e irmã, uma relação superficial, distante e de carência afetiva. Não tendo reforçadores positivos como o carinho e atenção dos familiares, Neto encontrou nas drogas e no grupo social um prazer imediato. Notoriamente vimos na história cultural que a sociedade discriminou Neto por fazer uso de drogas .Como consequência dessa prática foi internado por seu pai em um manicômio.
Durante a internação, Neto esteve em um ambiente com estímulos aversivos que geraram nele respostas de fuga e esquiva.
No início, Neto tentou de várias formas resolver o problema: tentou falar com o médico, com os enfermeiros, informou que não podia tomar os medicamentos, pois não haviam o examinado. Obtendo apenas respostas punitivas positivas, apresentou comportamento de fuga, porém foi pego e como consequência foi submetido ao tratamento de eletrochoque, uma maneira encontrada para puni-lo, extinguindo seu comportamento inadequado temporariamente.
Para o Behaviorismo, o ambiente é o determinante do comportamento (MOREIRA; MEDEIROS, 2007). Neto faz com seus colegas uma viagem ao litoral. Lá, um dos companheiros de viagem tenta assediá-lo e Neto se esquiva indo