Análise do texto eduardo e mônica
LEGIÃO URBANA
A letra da música Eduardo e Mônica da banda Legião Urbana foi escrita em 1986. Era um momento de mudanças em nosso país, no que se refere à música, Rock in Rio foi fator de estímulo para o talento jovem musical do Brasil, que iniciava seus acordes no início da década de 80, a banda Blitz foi sucesso nas rádios e na tv. Em meados da década de 80, o nosso rock era ousado, contestador, multifacetado e pulverizado em várias regiões do país.
A Banda Legião Urbana trazia um rock poético e letrado por Renato Russo em suas músicas como “Geração Coca-cola”, “Será”, “Eduardo e Mônica” e “Ainda é Cedo”. Foi nesse contexto que a letra da música que iremos trabalhar foi escrita. Trata-se de uma história de amor atípica, diante dos conceitos da sociedades tradicional, pois Eduardo era mais novo que Monica, adolescente, estudante de inglês, enquanto ela mais madura estudava medicina e alemão. Nesse contexto pergunta-se: que necessidade uma mulher mais amadurecida e com o perfil de Mônica, teria de se relacionar com outra pessoa bem mais nova¿
Resposta: Como todo ser humano Mônica sentia necessidade de amor, de carinho, companheirismo, cumplicidade, sexo, etc.Talvez tivesse de fato sentido atração física por Eduardo, justamente por ter o perfil de alguém muito jovem, inexperiente e de alguma forma ainda inocente. Após se conhecerem se apaixonaram e viveram uma história de amor . Tiveram dois filhos gêmeos, construíram uma casa e viveram juntos. O fato de serem diferentes não os impediu de serem felizes.
Um dos momentos mais difíceis da relação foi a chegada dos filhos, pois foi algo que mudou a vida de ambos, em todos os sentidos. Amadureceram e seguiram em frente.
O texto em forma de letra de música é uma narrativa da vida do casal Eduardo e Mônica. Quanto aos dois modos de leitura temos a perspectiva texto-autor-leitor e a visão discursiva relacionados à canção que fala de uma história de amor entre