Análise: Do que as mulheres gostam x Quem mexeu no meu queijo
ANÁLISE DO FILME “DO QUE AS MULHERES GOSTAM”, DE
NANCY MEYER, BUSCANDO ELEMENTOS ADMINISTRATIVOS
5
QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?
O livro mostra que os quatro personagens estão em busca de um mesmo objetivo: um posto de queijo. O queijo representa o que procuramos na vida, seja algo material, um relacionamento, um cargo em uma empresa, etc. Os personagens esquecem de que, à medida que fazem o uso do queijo, este vai se acabando, ou melhor, desgastando. Ao perceberem que o queijo terminou cada um toma uma atitude diferente, da mesma maneira que cada um de nós, que também assumimos posturas diferentes diante de uma dificuldade, uma mudança. O livro passa, então, a mostrar como cada personagem lida com a mudança e como eles reagem a ela.
Temos quatro exemplos de características apresentadas na história, o Sniff é mais ligado, percebe as mudanças com facilidade e aceita, Scurry que além de perceber a mudança fácil, é mais rápido e decidido colocando em atividade o seu planejamento, já Hem, não aceita mudanças, sendo assim negativo, sem força de vontade para seguir em frente e Haw tenta se adaptar acreditando que algo bom virá.
Entendemos que no nosso cotidiano, o ser humano está sujeito a várias mudanças inesperadas, e apesar disso não devemos desistir de nossos sonhos. E que existem várias personalidades e características bem diferentes, pois nenhum ser humano é igual a outro, e que devemos aceitar essa diferença. É muito importante estarmos atentos aos movimentos do mundo em nossa volta, para que possamos encarar com mais naturalidade as mudanças necessárias para nossa evolução, a fim de evitarmos sofrimento e agonia.
Todos nós gostaríamos de ter um emprego bom, dinheiro, uma boa saúde e um bom relacionamento amoroso, mas nós mesmos devemos correr atrás desses objetivos com uma boa autoestima e nos dedicar para ter um bom resultado, porém durante essa caminhada, podemos enfrentar algumas dificuldades, se desprender do medo e tomar