Análise do Programa IBEROEKA
André Carneiro da Cunha Moutinho de Carvalho2
Introdução
O processo inovativo exige por parte dos agentes um elevado investimento em pesquisa e desenvolvimento. Ao mesmo tempo, exige-se mecanismos de comercialização de bens e serviços para sua entrada no mercado nacional e internacional. Dessa forma o instrumento da cooperação internacional contribui para a disseminação da inovação da firma.
No entanto, não logramos, nestes países, encontrar quadros institucionais maduros, persistindo um baixo grau de desenvolvimento de sistemas de apoio à inovação, de natureza pública ou privada. Os fatores que causam este fraco desenvolvimento referem-se tanto a uma insuficiência do aparato institucional dedicado à inovação, quanto aos baixos níveis de desenvolvimento tecnológico comparativo destes países, Isto leva a um baixo grau de inserção das empresas desta Região nas cadeias internacionais de valor.
Neste caso, a cooperação internacional possibilita vantagens, tais como a aquisição de conhecimento, não necessariamente disponível nos limites administrativos de um país. Além disto, tende a promover e facilitar o acesso das empresas inovadoras da região aos mercados internacionais, possibilitando que estas obtenham tecnologias que tornem possível colocar no mercado produtos e serviços mais competitivos, ao mesmo tempo que desenvolvem alianças estratégicas com empresas de outros países.
A metodologia será um estudo de caso referente às ações do Projeto IBEROEKA do Programa Ibero-americano de Ciencia Y Tecnología para el Desarrollo (CYTED) como instrumento de cooperação internacional para incentivo à inovação tecnológica e à comercialização de bens e serviços.
A estrutura do trabalho é a seguinte: primeiramente far-se-á uma breve revisão da literatura sobre o processo inovativo e a cooperação internacional em matéria d ciência, tecnologia e inovação. Na seqüência, tratar-se-á