Análise do Filme Elephant, de Gus Van Sant
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
O PAPEL DO ESPECTADOR NO AUDIOVISUAL
Belo Horizonte
2013
Elephant (Elefante) - 2003
Elephant é um filme dirigido por Gus Van Sant que mostra um dia comum em uma escola americana até que dois amigos decidem invadi-la e iniciar um grande massacre. A história do filme foi inspirada no Massacre de Columbine, que aconteceu no Colorado em 1999, onde dois estudantes atiraram indiscriminadamente em seu colegas e depois se mataram. O filme conta a história a partir de trechos do cotidiano dos alunos da escola, que são de fato alunos do lugar onde o filme foi gravado e não atores profissionais. Ao longo da narrativa, a vida desses alunos vai se cruzando até se encontrarem no final do filme.
Sinopse A história inicia-se com um acidente de carro que envolve uma mulher e um assassino profissional em uma avenida de Hollywood cujo nome intitula o filme. Apenas a mulher sai viva do incidente, ainda que com amnésia, e se dirige até Los Angeles, onde encontra um apartamento vazio. Em um restaurante chamado Winkie’s, dois homens conversam e um conta ao outro de um pesadelo que envolvia aquele lugar e uma criatura que o aterrorizava. Depois de dar detalhes sobre o sonho, os dois decidem ir investigar o local. Saindo do restaurante, os dois vão aos fundos do lugar e lá avistam a criatura que aparecia no sonho. O rapaz que teve o sonho desmaia, enquanto o outro tenta socorrê-lo.
Betty chega a Los Angeles e vai do aeroporto até a casa de sua tia. Lá encontra uma mulher tomando banho que se diz chamar Rita. Betty conta seus planos futuros para Rita, presumindo que ela seja alguém que sua tia conhece. Em uma sala, Adam e seu empresário Smith se reúnem com os Irmãos Castigliane e dois outros homens para discutirem sobre a atriz que ganhará o papel de destaque no próximo filme de Adam. Os irmãos insistem em uma atriz (Camilla Rhodes) que