Análise do filme amelie poulan
Área de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Aluna: Mariana Menezes
Turma: CS3MA
Professora: Marina Chiari
Análise do filme “Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (O fabuloso destino de Amelie Poulain).”
Belém – PA
2013
Introdução
O trabalho que segue discorre a partir de análise feita sobre “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, um filme sobre pessoas comuns que desejam realizar seus sonhos – como grande parte da sociedade atual. Algumas considerações são feitas a partir da análise do objeto em questão – seus aspectos técnicos e as abordagens feitas a partir da temática abordada e as possíveis relações que se podem estabelecer entre o produto cultural (tanto no seu âmbito cinematográfico quanto do filme analisado em questão) com algumas das teorias da comunicação estudadas em sala de aula.
Há principalmente estudos que moldam a relação da mensagem que é transmitida pelo longa-metragem e as interpretações em âmbito social, cultural e, principalmente midiático.
1 - Análise do objeto - descrição
1.1– O filme – Sinopse
O filme narra a história de Amélie Poulan (Audrey Tautou), uma jovem francesa, que foi criada de uma forma um tanto quanto peculiar – distante das outras crianças e de suas naturais formas de levar a vida. Isso se dava pela crença de seu pai, que era médico e acreditava que a jovem menina possuía uma anomalia no coração. Mal sabia ele, que a relação entre os dois e o raro contato físico era o que gerava a aceleração na palpitação de seu jovem coração solitário. Assim, Amélie cresceu. Privada do contato com o mundo que a rodeava, incluindo a escola, os parques e os possíveis amigos. A jovem foi educada por sua mãe, que também a alfabetizou e partiu quando a pequena menina Poulain ainda era uma criança. Sua infância e a morte um tanto inesperada e prematura da mãe acabaram por certamente influenciar o jeito peculiar de Amélie ver e estar