Análise de viabilidade
1 - entrevistas O entrevistador faz parte da equipe do projeto tem conhecimento do assunto e reúne especialistas em determinado assunto ou gerente de projetos experientes, que já tenham trabalhado em projetos semelhantes para discutir os potenciais riscos. O objetivo da entrevista é extrair informações sobre quais os riscos possíveis e quão severos eles podem ser. Para se realizar uma entrevista é necessário que identifique corretamente qual especialista a consultar, qual o meio de comunicação, entrevista pessoal, telefone, e-mail. O entrevistar deve evitar influenciar nas resposta, para não distorcer os resultados.
2 - gabarito de risco O gabarito deve ser elaborado pelo Gerente de Projetos na qual se trata de uma lista de verificação ou check list que auxilia o processo de análise de informações históricas e no conhecimento adquirido com projetos similares realizados anteriormente e também em outras fontes de informação. Onde são registrados dados e itens a serem verificados permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação. 3 - ciclo de vida dos custos Os custos são muitos menores no inicio e no termino do projeto. Contudo, qualquer risco que ocorra durante as fase iniciais pode causar o fracasso do projeto. Caso algum problema não seja corrigido, provavelmente continuarão durante a implementação do projeto. Como exemplo temos o projeto de uma obra, no inicio os custos serão menores, pois esta iniciando os serviços, ainda em fase de contratações, sendo que em seu pico estará executando todos os serviços do escopo do projeto já na fase final estará com os custo reduzidos novamente onde se encontrarão as fases de acabamento e entrega do projeto.
4 - tipos de risco. Os riscos são classificados em quatro categorias, riscos técnicos, organizacionais, relativos as práticas de gerenciamento de projeto e externos. Riscos Técnicos – esta relacionado ao desempenho do projeto e a