ANÁLISE DE UMA EMPRESA RURAL PRODUTORA DE SOJA EM BALSAS
A soja é um produto vegetal utilizado na alimentação humana sob a forma de óleo, farinha entre diversos outros produtos, na alimentação animal sob a forma de farelo que é subproduto da extração do óleo de soja e como fonte de energia na forma de biodiesel. Dessa maneira, a soja é um bem de consumo não durável. Outra característica marcante da soja, que por ser uma commodity, o seu preço, não é praticado pelo produtor e sim pelo mercado, oscilando conforme a demanda e oferta. Assim, o preço é fortemente influenciado pela variação de renda da população, tanto em termos mundiais como nacionais e pelos estoques mundiais. Outra característica importante é que todos os clientes do produto seguem o mesmo padrão de qualidade, que é o padrão internacional. Se o produto entregue não possuir essas características de qualidade, é penalizado com descontos variáveis sobre a quantidade de impurezas, umidade, grãos partidos, grãos ardidos e grãos verdes.
A soja pode atingir altos índices de produtividade em quase todas as áreas agrícolas do país. Essa tecnologia pode gerar um produto de qualidade diferenciada, com menor custo, menor índice de perda na colheita e aumento de produtividade. O emprego dessa tecnologia será o principal diferencial do produto em relação à concorrência. Assim, um produto de excelência irá sofrer pouca ou nenhuma penalidade por não seguir o padrão de qualidade exigido.
Dentro área de atuação da Agropecuária Santa, o principal produto substituto da soja é o algodão. Os produtos complementares são aqueles que possibilitam uma segunda safra ou mais popular safrinha, que são o milho, sorgo granífero e milheto. Todos esses produtos aproveitam a infraestrutura de instalações, equipamentos e área utilizados para a produção de soja.
Na região produtora de Balsas-MA, o cliente alvo é composto pelas tradings, que são formadas principalmente pela Cargill, Bunge, Multigrain, CEAGRO e Algar. Essas