Análise de um artigo científico
Quais as secções do seu artigo?1
Título
Autores
Resumo
Palavras-Chave
Introdução
Métodos
Resultados
Discussão
Conclusão
Referências
O que se inclui em cada uma delas?
Título: Compreende as palavras-chave para o entendimento do tema. É uma frase breve.
Autores: Nomes próprios dos autores do artigo e respectivos apelidos em maiúsculas.
Resumo: Texto breve onde se explica o objectivo do trabalho, metodologia usada na análise do problema e principais resultados.
Palavras-Chave: Servem para indexar o artigo.
Introdução: É uma contextualização do tema do trabalho. Serve para situar o leitor na abordagem global e estabelecer os seus limites. Na introdução o autor ou autores justificam a escolha do tema, apresentam os objectivos de forma mais extensa e explicam o método
Métodos: É uma descrição dos materiais e procedimentos usados. O método deve ser sucinto, porém deve conter informação suficiente e precisa para que outros possam repetir a experiência e obter resultados semelhantes.
Resultados: Dados adquiridos do que se observou na experiência. Inclui o registo e tratamento dos dados. Caso seja necessário organizar os dados em esquemas ou tabelas estes devem ser legendados.
Discussão: É a parte de interpretação dos resultados obtidos face ao objectivo pretendido. Nesta área deve-se ter atenção no sentido de não fazer análises especulatórias, isto é, as hipóteses discutidas devem ter fundamento nos resultados. É uma das partes mais importantes de um artigo uma vez que o autor demonstra o conhecimento que adquiriu através da sua investigação.
Conclusões: É a resposta ao problema inicial. Nesta parte são evidenciadas as principais descobertas e os conhecimentos adquiridos, apresentando claramente o que se aprendeu com a investigação; faz-se o cruzamento de ideias, sintetizam-se os principais resultados e apontam-se as contribuições da investigação.
Referências: Listagem