Análise de segurança da obra de modernização do estádio jornalista mário filho
1.1 Apresentação
O “maior maior do mundo”, um dos principais cartões postais do Brasil o Estádio de Futebol Jornalista Mario Filho, nosso famoso Maracanã foi inaugurado em 1950 e faz parte do Complexo Esportivo Maracanã sendo composto também por um Ginásio conhecido como Maracanãzinho, o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros.
Devido à Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo não vinha sendo disputada desde 1938, tendo sido canceladas as Copas do Mundo de 1942 e 1946. Com o fim da guerra, a FIFA tinha como objetivo ressuscitar a competição o mais breve possível, iniciando o planejamento para a próxima copa.
No pós-guerra, a maior parte do continente europeu encontrava-se em ruínas, tornando difícil encontrar um país interessado em sediar o evento. A quarta edição da Copa do Mundo estava em risco de não ser realizada por causa de uma falta de interesse da comunidade internacional, até que o Brasil apresentou uma proposta ao Congresso da FIFA de 1946, se oferecendo a sediar o evento, impondo a condição de que o torneio fosse realizado em 1950 e não em 1949 como estava originalmente planejado.
O Brasil foi um dos candidatos à cancelada Copa do Mundo de 1942, e a nova proposta brasileira era muito semelhante a já apresentada anteriormente e foi rapidamente aceita.
A concorrência para as obras foi aberta pela prefeitura do município do Rio de Janeiro em 1947, tendo como vencedor o projeto arquitetônico de Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro.
As obras foram iniciadas dia 02 de agosto de 1948, onde trabalharam na construção cerca de 1.500 homens havendo um somatório de 2.000 homens nos últimos meses de trabalho. Apesar da inauguração em 1950, a conclusão da obra se deu em 1965. Figura 1 - Inauguração do Maracanã em 1950
O cartão postal que todos os turistas desejam conhecer ao visitar a cidade do Rio de Janeiro,