Análise de investimento
O termo investimento é muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas, assim, podem- se encontrar facilmente manchetes de jornais, sites na internet, declarações de políticos e autoridades sobre o assunto, o que pode ser algo bastante confuso para que se baseia apenas no que lê em jornais ou no que é divulgado pela mídia, já que muitas coisas aparentemente diversas são tratados como investimento.
Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.
Tipos de investimento
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente, dividem-se em três grandes categorias:
• Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social. Esses não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais.
• Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
• Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente tem o objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário.
Importância dos investimentos
Os investimentos tem um importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações.
A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo continuo de investimentos.
Os investimentos também são fundamentais para as organizações a longo prazo esta condicionada ao volume de investimento realizado por elas. O investimento influencia a sobrevivência das organizações