análise de estágio das séries iniciais
O espaço escolar exerce um importante domínio na sociedade, pois é a partir desta que somos inseridos em um meio social. E como tornar a educação parte das nossas vidas? É importante entender que para a escola desempenhar o seu papel, atingir os objetivos constitucionais da educação, a preparação da pessoa para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, é necessário à colaboração de todos, pois é impossível obter uma educação de qualidade se ela desconhece as condições de vida e as aspirações da comunidade onde vivem os seus alunos.
A interferência da comunidade na escola é a chave para o resultado de vários problemas, principalmente no que diz respeito à família. Percebemos que nem os pais dos alunos tão pouco a escola se preocupam com o progresso de sua clientela, no caso os alunos. Muitas vezes, os professores vão até a escola, cumprem sua tarefas e voltam para casa sem se preocupar em saber como vão seus alunos.
É necessário que haja um ajuntamento, uma ligação entre escola, comunidade e alunos para que tenha progresso no que refere à educação. É preciso que o espaço escolar procure alternativas para aproximar as pessoas e fazê-las perceber sua importância e o que podem trazer de benefício não só para a escola como para seus próprios filhos. Dessa forma, os conhecimentos transmitidos pela escola assumirão um novo papel e aumentarão o interesse dos alunos pela escola e, certamente, também a eficiência e a eficácia do processo de ensino e aprendizagem.
Na escola em que estagiei, percebi que ela tenta aproximar a comunidade, a partir de atividades, reuniões, porém acredito que seja necessário um pouco