Análise de Discurso - Questionário
1. Comente a relação entre Análise de Discurso, leitura, interpretação e compreensão.
A Análise de Discurso visa fazer compreender como o objeto simbólico produz sentido, como ele está investido de significância para e por sujeitos. Essa compreensão, por sua vez, implica em explicitar como o texto organiza os gestos de interpretação que relacionam sujeito e sentido. Produzem-se assim novas práticas de leitura.
2. Explique o que é dispositivo teórico de interpretação e o que é dispositivo analítico de interpretação.
Face ao dispositivo teórico da interpretação, há uma parte que é da responsabilidade do analista e uma parte que deriva da sua sustentação no rigor do método e no alcance teórico da Análise de Discurso. O que é de sua responsabilidade é a formulação da questão que desencadeia a análise. Cada material da análise exige que seu analista, de acordo com a questão que formula, mobilize conceitos que outro analista não mobiliza, face a suas (outras) questões. Uma análise não é igual a outra porque mobiliza conceitos diferentes e isso tem resultados cruciais na descrição dos materiais. Um mesmo analista, aliás, formulando uma questão diferente, também poderia mobilizar conceitos diversos, fazendo distintos recortes conceituais. Por isso distinguimos entre o dispositivo teórico da interpretação, tal como o tematizamos, e o dispositivo analítico construído pelo analista a cada análise.
3. Discorra, através de exemplos o que você entende por leitura.
A leitura não é apenas o ato de decodificar a mensagem. No texto, Orlandi deixa bem claro no exemplo da faixa preta exposta no campus de uma faculdade em época de eleições universitárias. A faixa possuía o seguinte enunciado em largas letras brancas: “vote sem medo!” A cor negra da faixa traz em si o fascismo, dos conservadores, da “direita” em sua exposição política. Por outro lado, as palavras “sem medo” que parecem apoiar o eleitor em