Análise de acidentes na construção civil
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Análise de índices de acidentes na construção civil
CURSO: Engenharia Civil Professor TIDIR: Rafael Emilio Lopes
Geisse Martins Faria, Higor Nascimento, Jéssica Oliveira, Luana Rodrigues, Marla Catrine Lopes de Moura, Poliana Cerqueira Braga, Rosimeire Miranda Moreira.
Resumo – O uso crescente da Estatística vem de encontro com a necessidade de realizar analises e avaliações de certas situações afim de obter informações essenciais. Tais conceitos têm desempenhado profunda influencia na maior parte dos campos do conhecimento humano. Sendo a estatística uma ciência multidisciplinar a serviço das demais; analisaremos neste trabalho dados estatísticos de acidentes em obras de uma empresa “x”, demonstrando assim uma das aplicações da estatística na Engenharia Civil que é de extrema relevância.
Palavras-chave: Construção civil; Análise de dados estatísticos; Acidentes.
1. Introdução
Contar, controlar e organizar sempre foi uma preocupação e as necessidades que surgiram exigiam conhecimentos numéricos. Os primeiros indícios de uso da Estatística são notados em 5.000 a.C. com registros egípcios de presos de guerra e em 3.000 a.C. com registro, também egípcios, da falta de mão-de-obra para a construção das pirâmides. A palavra é derivada do latim STATUS que significa Estado ou estudo do Estado, e inicialmente era usada para coletar informações sobre a população e economia de interesse do estado.
A estatística é conceituada como “uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados”. (FARIAS et al, 2003) e tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas. As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a