Análise da adoção da Norma para a qualidade ISO 9001:com base no estudo do ciclo PDCA.
MBA Gestão da Qualidade
ALESSANDRA CORVELONI DA COSTA
Análise da adoção da Norma para a qualidade ISO 9001:com base no estudo do ciclo PDCA.
Mundo Novo 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------------------------03
2. DESENVOLVIMENTO -------------------------------------------------------------------------------------------------03
3. APRECIAÇÃO CRITICA---------------------------------------------------------------------------------------------04
4. CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------------------------------05
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--------------------------------------------------------------------------------05
6. Anexo -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------06
1. INTRODUÇÃO
Existem vários caminhos condutores à qualidade. Um dos caminhos mais utilizados é o das normas criadas pela International Organization for Standardization (ISO) como instrumento voltado para o alcance e manutenção da qualidade.
A ISO surgiu na Europa e ganhou importância no cenário de competição mundial ao estabelecer a normalização de serviços e produtos baseada em um único padrão, que fosse implantado e reconhecido por inúmeros países. A divulgação das normas ISO ocorreu com muita rapidez pelo mundo inteiro e, no Brasil, manifestou-se com maior intensidade nos anos 90, quando o Governo criou o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (MARANHÃO,2006).
O objetivo da ISO é estabelecer as normas técnicas essenciais de âmbito internacional, seja para consolidar uma nova tecnologia, abrindo acesso a todos, especialmente aos países mais pobres, seja para evitar abusos econômicos ou tecnológicos dos países mais desenvolvidos sobre os países menos desenvolvidos.
A implantação