Análise Crítica do Filme A Onda
Análise crítica do filme:
A ONDA
RUBEM CARLOS VIEIRA
TRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR EDISON APARECIDO GUTIERRES, PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE
TEOLOGIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO CRISTÃ.
MARINGA
2013
Filme: A Onda (Die Welle). Alemanha - 2008.
O filme trata-se da ideia de um professor, descontente com a disciplina designada a ele, de tentar aplicar a Ditadura em suas aulas de Autocracia, para demonstrar aos alunos que a Alemanha, cenário em que se situa o filme, não estaria alheio a um novo período ditatorial.
É exposto o conceito de Autocracia, em que significa o domínio de um indivíduo ou um grupo sobre as massas, e que dela se tem a Ditadura, em que o mais importante para a mesma é a disciplina.
Percebe-se no decorrer do filme a relação da ditadura, sendo aplicada junto aos alunos, como um movimento extremamente ligado ao poder, sendo diversas vezes relacionado às etapas desse movimento. Essas etapas são expostas de uma forma gradativa, conforme o andamento do movimento ditatorial, como: “Disciplina é poder”, “União é poder” e “Ação é poder”. Dessa forma, primeiro é exposto e aplicado à importância da Disciplina, em seguida é valorizado e enfatizado a União entre os componentes desse grupo, e então eles são orientados à Ação, pondo em prática o conceito que foi criado, aplicando e expondo-o aos indivíduos que não pertencem ao grupo.
A liberdade individual é característica em países pós-ditadura, conforme demonstrado, e em determinado momento nota-se em uma das personagens que o excesso dessa liberdade, ou a ausência de um mínimo de disciplina, acaba por deixar insatisfeitos aqueles que a desfrutam.
Com o decorrer do filme pude extrair alguns pontos importantes, como a necessidade das pessoas de estarem inseridas em um grupo, a necessidade de estarem em uma causa comum e lutarem por ela, a necessidade de viverem sobre regras