Análise contábil
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Demonstração do Fluxo de Caixa 4
2.2 Finalidades da DFC 4
2.3 Principais conceitos envolvidos em uma DFC 5
2.4 principais grupos que compõem uma DFC 6
2.5 Demonstração do valor adicionado 9
2.6 Finalidades de uma DVA 9
2.7 Principais conceitos envolvidos em uma DVA 10
2.8 Principais grupos que compõem uma DVA 11
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
INTRODUÇÃO
Precisamos saber a necessidade de ter demonstrações confiáveis e precisas para o bom desenvolvimento de várias atividades em uma empresa. E quando feitas de maneira corretas a demonstração de fluxo de caixa e a demonstração do valor adicionado são ótimas aliadas para o rumo ao sucesso. Só que é bom saber que não resolve ter ótimas demonstrações se não tiver um profissional que realmente entenda essas demonstrações e saiba o que a empresa está precisando em cada momento. .
DESENVOLVIMENTO
1 Demonstração do Fluxo de Caixa
A demonstração de fluxo de caixa ou DFC, que indica a origem de todo dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do Caixa em determinado período, e, ainda o que resulta no Fluxo anterior. Uma de suas características é evidenciar as transações que efetivamente movimentam o caixa, onde às vezes pode haver controvérsia, pois as movimentações de caixa são muito dinâmicas. A demonstração de fluxo de caixa é estática, assim reflete em um determinado momento.
2 Finalidades da DFC
Todas as informações de fluxo de caixa de qualquer empresa são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações financeiras uma base para avaliar a capacidade da empresa em gerar caixa e valores equivalentes ao caixa e às necessidades da empresa para utilizar esses fluxos. A demonstração de fluxo de caixa propicia aos