Análise consoante o método iconológico de erwin panofsky – escultura “flora” de jean-baptiste carpeaux
2524 palavras
11 páginas
Faculdade de Belas Artes da Universidade de LisboaLicenciatura em Escultura
Cadeira de História da Arte II
Análise Consoante o Método Iconológico de Erwin Panofsky – Escultura “Flora” de Jean-Baptiste Carpeaux
(Maio de 2010)
Docente: Prof. Luís Jorge Rodrigues Gonçalves
Discente: Inês Belo Gomes
Nº 5249
Ano Lectivo 2009/2010
Índice
- Introdução – Página 3
- Análise – Página 4 a 9
- Anexo – Página 10 a 11
- Conclusão – Página 12
- Bibliografia – Página 13 a 14
Introdução O presente trabalho tem como objectivo analisar a obra “Flora”, patente no Museu Calouste Gulbenkian, da autoria de Jean Baptiste Carpeaux através do Método Iconológico elaborado por Erwin Panofsky, estabelecido em três etapas de análise:
“A Iconografia é o ramo da história da arte que observa o significado das obras de arte em oposição às suas formas, apreendendo o significado factual (que identifica objectivos a partir da experiência individual) e, o significado expressional (que respeita a forma como se reage face aos objectos identificados). São estes os significados naturais ou primitivos, sendo que o peso de costumes, tradições de uma civilização, e pleno de significado e obriga a reacção pró-reactiva, que se designa por significado secundário ou convencional (inteligível, assente em estados de espírito e/ou sentimentos).
Ao nível do significado secundário ou convencional, onde se conectam motivos artísticos/composições, com temas ou conceitos, dando lugar a imagens, designadas por histórias e alegorias e, a sua identificação é o domínio referido por iconografia.
O significado intrínseco ou conteúdo é a apreensão de princípios que revelam a atitude de uma Nação, período, convicções religiosas e filosofias, alteradas por alguém e, manifestadas numa obra.”*
Jean Baptiste- Carpeaux, nasceu em Valeciennes, França em 1827. O seu pai era pedreiro tendo sido, uma influência relevante na sua vida. Entrou na Academia de Belas Artes