António Mota
Disciplina: saúde
Trabalho elaborado por:
O coração é um órgão formado por musculatura estriada cardíaca. Ele divide-se em dois lados: o lado esquerdo (átrio esquerdo e ventrículo esquerdo) e o lado direito (átrio direito e ventrículo direito).
Bate cerca de 109.440 a 110.880 vezes por dia, neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.
O coração contrai e relaxa constantemente, num processo chamado ciclo cardíaco e composto por sístole e diástole. Nesse processo, bombeia todo o sangue do nosso corpo. É uma bomba hidráulica, em que os tubos de saída são as artérias e os tubos de entrada as veias. A partir de seu lado esquerdo, o coração bombeia sangue para todo corpo retirando e distribuindo substâncias como, por exemplo, gás carbônico e oxigênio. Além desta, muitas outras trocas são realizadas, uma vez que através delas, o equilíbrio de nosso corpo é mantido. Além de uma grande circulação (referida em cima), há também uma pequena circulação, chama-se assim por possuir um trajeto menor do que a primeira, contudo, ela também é de importância tão elevada. Na pequena circulação, o sangue é bombeado do lado direito do coração até os pulmões e, de dentro deste órgão, ele recolhe oxigênio e libera o dióxido de carbono. Após isso, ele retorna ao coração, ingressando, desta vez, no átrio esquerdo. Ainda do lado esquerdo, o coração bombeia o sangue ao ventrículo do mesmo lado e, a partir daí, o sangue, agora repleto de oxigênio, parte novamente para o trajeto da grande circulação.
Mesmo enquanto estamos a dormir, o coração não para de trabalhar, durante o sono, ele continua a bater em média 30 vezes o seu próprio peso a cada minuto. Entretanto, enquanto estamos ativos ele