Antropometria
Trabalho de Avaliação Nutricional
Caxias do Sul, 2012
A) PESQUISAR SOBRE COMO MEDIR AS SEGUINTES CIRCUNFERÊNCIAS:
PESCOÇO:
A medida é realizada com o avaliado sentado ou em pé, desde que esteja com a coluna ereta e a cabeça com o olhar orientado pelo Plano Horizontal de Frankfurt. A trena deve ser posicionada na menor circunferência do pescoço, logo acima da proeminência laríngea (pomo de Adão). A medida é realizada com aproximação de 0,1 cm, com a trena perpendicular ao eixo longo do pescoço, o que não será necessariamente vertical.
Coxa (medial):
• Localização do ponto: ponto médio entre a dobra inguinal e a borda proximal da patela em extensão do joelho;
• Realizando a medida: Com o indivíduo em pé e com o peso distribuído igualmente nas duas pernas ligeiramente afastadas, passar a fita em torno da referênciamarcada.
Coxa (proximal):
• Localização do ponto: 1 cm abaixo da prega glútea;
• Realizando a medida: localiza-se a prega glútea, aloja-se a fita na porção da coxa mais próxima da prega e faz-se a medida na face lateral da coxa.
Coxa (distal):
Localização do ponto: 3 cm acima da borda superior da patela;
• Realizando a medida: envolver o segmento de forma que a fita aloje-se sobre esse ponto, fazer a medida na face lateral da coxa.
JOELHO:
- Está localizado ao nível médio da patela e da fossa poplítea posterior.
Aplique a fita métrica ao redor do joelho, no ponto médio da patela, estando ajoelhado com leve flexão.
Tornozelo
Esta medida é realizada no ponto de menor circunferência do tornozelo, posicionando-se a trena transversalmente, imediatamente acima dos maléolos lateral e medial da tíbia.
Antebraço
Esta medida é realizada no ponto de maior perímetro do antebraço, com a mão em supinação e a articulação do cotovelo estendida.
B) PESQUISAR LOCALIZAÇÃO ANATÔMICA DOS SEGUINTES OSSOS