Antropologia - A colonização tardia do continente africano pela Europa: imperialismo, independência e configuração atual
São Paulo
2013
A colonização tardia do continente africano pela Europa: imperialismo, independência e configuração ATUAL.
Trabalho de Disciplina submetido à Fundação Armando Alvares Penteado- FAAP como requisito parcial para o curso de Antropologia.
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O trabalho de inicio retrata a colonização europeia da África e seu contexto histórico, logo em seguida abrange vários assuntos como a África sob o Sistema do Neocolonialismo, e vários processos o qual o continente passou durante o caminho de colonização ao longo de diferentes séculos. O trabalho retrata também o sofrimento do povo africano sobe o comando europeu o qual abusava muito deles, especialmente da mão de obra barata, pois o comércio era intenso.
Ao longo do trabalho é possível visualizar como a colonização de um continente é sofrida e principalmente como o povo natural do local sofre com a invasão de estrangeiros de países/continentes superiores. Por ultimo, após uma longa viagem em diferentes séculos, influencias sistema político e entre outros, o trabalho é finalizado com a África no século XXI.
2. A COLONIZAÇÃO EUROPEIA DA ÁFRICA: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
2.1 Início da Colonização do Continente Africano
Conforme publicações da UNESCOi sobre a História da África, este continente passou a ser colonizado pelas potências europeias entre os séculos XIV e XV, estendendo-se até o século XX. As nações da Europa, neste contexto, buscavam a expansão de seus domínios, com a aquisição de novos territórios, matérias primas, visando à exploração econômica e, em segundo caso, novos mercados e uma alternativa para o crescimento demográfico do continente europeu.
Desta forma, a África, no princípio de sua colonização, foi praticamente repartida