Antropologia brasileira
Unidade 1
1.2 CONCEITUAÇÃO DA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
A antropologia é uma ciência que tem como objetivo o conhecimento do homem a partir do trinômio: Ciência Social, Ciência Humana e Ciência Natural;
1) A Antropologia - enquanto ciência social - tem como proposta conhecer o homem enquanto indivíduo que interage em grupos sociais organizados.
2) A Antropologia - enquanto ciência humana - tem como objetivo conhecer o homem no todo: as crenças, costumes, história e linguagens.
3) A Antropologia - enquanto ciência natural - tem como intenção o estudo da evolução humana.
A Antropologia é o estudo do homem completo e tem como premissa a compreensão da existência humana em sua expressão global, isto é, BIOPSICOCULTURAL. Nessa dimensão analítica, o objetivo é entender o homem como ser biológico pensante, como produtor de culturas e como participante da sociedade.
O foco da ciência antropológica é o estudo da cultura produzida pelo ser humano em diversas sociedades. Desse modo, a antropologia não prioriza a pesquisa apenas da civilização ocidental, mas de todos os tipos de sociedades existentes no planeta, sem nenhum juízo de valor e/ou preconceito. Para atingir esse intento, a antropologia promove uma abordagem integrativa, que leva ao estudo das múltiplas facetas da vida humana em sociedade.
1.3 OS CAMPOS DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA
A Antropologia pode ser dividida em cinco campos de estudo:
1) A Antropologia Biológica: tem como objetivo o estudo das características biológicas humanas no tempo e no espaço. É o estudo das formas dos crânios, esqueletos, como também das genéticas das populações.
2) A Antropologia Pré-histórica: visa reconstituir as culturas do passado que foram extintas em épocas distantes, pois são sociedades que desenvolveram formas culturais que representam fases da humanidade e não estão registradas em documentos escritos, interpreta as culturas desaparecidas e trabalha muito próximo do