antologia
Porque é lendo poesias do século XIX que melhoramos nossa percepção do mundo daquela época e da mentalidade dos autores românticos e realistas. Também é lendo que conhecemos o modo de vida há dois séculos.
Essas poesias nos despertam o romantismo e de uma maneira mais clara de se compreender, além de nos permitir identificar muitas das vezes com elas. As poesias românticas mesmo sendo do século XIX são muito utilizadas até hoje, pois ainda além de ter muito em comum são como inspiração para as pessoas despertando muitas vezes um lado sensível esquecido pela geração atual
Poemas sobre Amor Realizado
Amar e Ser Amado
Amar e ser amado! Com que anelo
Com quanto ardor este adorado sonho
Acalentei em meu delírio ardente
Por essas doces noites de desvelo!
Ser amado por ti, o teu alento
A bafejar-me a abrasadora frente!
Em teus olhos mirar meu pensamento,
Sentir em mim tu’alma, ter só vida
P’ra tão puro e celeste sentimento
Ver nossas vidas quais dois mansos rios,
Juntos, juntos perderem-se no oceano,
Beijar teus labios em delírio insano
Nossas almas unidas, nosso alento,
Confundido também, amante, amado
Como um anjo feliz... que pensamento!?
(Castro Alves)
BIOGRAFIAS
Castro Alves: Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. O último grande poeta da terceira geração romântica no Brasil. Expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproxima do realismo. Foi também o poeta do amor, sua poesia amorosa descreve a beleza e a sedução do corpo da mulher. É patrono da cadeira nº7 da Academia Brasileira de Letras.
Castro Alves (1847-1871) nasceu na fazenda Cabaceiras, antiga freguesia de Muritiba, perto davila de