Antologia de cronicas
Segundo o significado que aparece no dicionário a Crônica: é uma narração que segue uma ordem temporal. A palavra deriva do grego χρόνος ou chrónos (tempo).
Muitas pessoas afirmam que a crônica é uma narração curta que logo é esquecida porque nasce nas páginas de revistas e jornais, porém vemos que com o passar do tempo é um gênero atual que prevalece e que muitos autores brasileiros gostam desta forma de expressão, que agrada muito aos leitores e que forma um laço de familiaridade por se encontrar no mesmo lugar, e que pode ser lido de uma maneira tranqüila já que em suas palavras há clareza e simplicidade, sem tirar a importância de cada tema abordado.
No Brasil, a crônica se consolidou por volta de 1930 e atualmente vem adquirindo uma importância maior graças aos excelentes escritores que resolveram se dedicar a ela, como Rubem Braga e Luís Fernando Veríssimo, além dos grandes autores brasileiros, como Machado de Assis, José de Alencar e Carlos Drummond de Andrade, que também resolveram dedicar seus talentos a esse gênero.
Nesta Antologia, encontram-se cinco crônicas de escritores brasileiros, diferentes aos mencionados acima, que foram escolhidos porque deixam no leitor uma mensagem importante, bem seja de reflexão, emoção, revolta ou simplesmente divertimento. Cada um deles tem um estilo próprio, capaz de envolver ao leitor numa leitura prazerosa, passeando-o por temas atuais e de controvérsia, transportado-o ao mundo da imaginação
Os autores abordam os mais variados temas: cinema, artes, sexualidade, política nacional e internacional, economia, amor, filosofia, preconceito, temas que rendem admiradores e muitos críticos.
Coloco uma breve biografia de cada um dos autores das crônicas escolhidas.
Affonso Romano de Sant'Anna
É um caso raro de artista e intelectual que une a palavra à ação. Com uma produção diversificada e consistente, pensa o Brasil e a cultura do seu tempo, e se destaca como teórico, poeta, cronista, professor,