Resenha do livro o que é urbanismo
UM TURBILHÃO DE COMPLEXIDADES
A ideia que temos da cidade atual é o transtorno no trânsito, muitos veículos, muitos prédios, enfim uma movimentação seguida de muita poluição junto de trabalhadores andando de lado para outro, ou seja, característica de uma cidade aglomerada, construída em pequeno espaço, porém tudo isso depende de cada espaço que é marcado por devido a cultura, economia e outros aspectos.
Então a cidade muito mais de um conjunto de grandes prédios, de concentração de poder e onde se manter relação de troca, portanto quando começamos a observar a sua organização deparamos uma problemática que é o urbanismo.
Urbanismo é muito mais que abertura de ruas, praças, parques é um todo envolvendo, uma organização geral.
CIDADE: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Urbanismo é o estudo de compreensão de uma cidade.
A definição clássica A característica inicial do urbanismo está diretamente relacionada com o contexto social e histórico da época. Quando houve a transformação das cidades europeias, no momento em que a população rural dirigem-se rumo as fábricas que surgiam nas velhas cidades.
O urbanismo, desde sua origem tem a preocupação de cuidou de dar soluções aos problemas originários dos fluxos migratórios (campo-cidade) e do agrupamento nos grandes centros.
Então urbanismo surge para um planejamento urbano, visando instruir o crescimento oriundo das migrações.
Um novo conceito Urbanismo esta ligado diretamente com a sociedade e seu espaço.
URBANISMO: ESPAÇO E SOCIEDADE
Sabendo que espaço e sociedade são distinta temos que avaliar o seu contexto, pois não devemos dizer que o espaço é espelho de sua sociedade, contudo não devemos esquecer de aspectos como econômico, político, tecnológico, cultural, geográfico e climático, ou por outra, temos q identificar cada aspecto para organizar.
Espaços e sociedades: formas de relação
Observa-se que pode a sociedade permanece e o espaço mudar e vice-versa.
O