Antibióticos
Antibiótico é uma substância que tem a finalidade de combater microorganismos causadores de infecções no organismo. Eles interferem com estes microorganismos, matando-os ou inibindo seu metabolismo e/ou sua reprodução, permitindo ao sistema imunológico do corpo humano combatê-los com maior eficácia.
Chama-se Antibioticoterapia o tratamento realizado com antibióticos. Pode ser bactericida, quando elimina bactérias ou bacteriostático se interrompe a sua reprodução.
A descoberta dos antibióticos revolucionou a medicina, tendo efeitos decisivos sobre a saúde humana e a expectativa de vida da população, porque, passaram a ser curáveis doenças que antes eram letais como a tuberculose, a pneumonia, a meningite, a sífilis, o crupe ou a gangrena.
História
O primeiro antibiótico identificado pelo homem foi a penicilina. Alexander Fleming, bacteriologista do St. Mary's Hospital, de Londres, já vinha havia algum tempo pesquisando substâncias capazes de matar ou impedir o crescimento de bactérias nas feridas infectadas, pesquisa justificada pela experiência adquirida na Primeira Grande Guerra 1914-1918, na qual muitos combatentes morreram em conseqüência da infecção em ferimentos profundos e mal-tratados por falta de tratamento adequado.
No ano de 1922 Fleming descobre uma substância anti-bacteriana no choro e na urina, a qual dera o nome de lisossioma.E em 1928 Fleming desenvolveu pesquisas sobre estafilococos, quando descobriu a penicilina. A descoberta da penicilina deu-se em condições peculiaríssimas, graças a uma seqüência de acontecimentos imprevistos e surpreendentes.
No mês de agosto de 1928 Fleming tirou férias e, por esquecimento, deixou algumas placas com culturas de estafilococos sobre a mesa, em lugar de guardá-las na geladeira ou inutilizá-las, como seria natural, ao retornar ao trabalho, em setembro do mesmo ano, observou que algumas das placas estavam contaminadas com mofo, fato este relativamente frequente. Colocou-as então,