anorexia
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico.
A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anorética. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de autoimagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
A modelo Ana Carolina Reston morreu aos 21 anos vítima de anorexia nervosa.
Bulimia A bulimia nervosa é uma doença caracterizada por um comportamento alimentar compulsivo recorrente seguido por purgação, principalmente na forma de vômitos. Suas portadoras possuem medo mórbido de engordar, mas diferente das pessoas com anorexia, possuem peso na faixa normal ou um pouco acima.
As causas da bulimia nervosa são multifatoriais, ou seja, diversos fatores estão envolvidos para que alguém desenvolva o quadro.
Prevenir a bulimia é um desafio. Estudos mostram que o incentivo à alimentação saudável e à prática de atividades físicas desde a infância são medidas que reduzem a incidência de transtornos alimentares. Buscar orientar as crianças na escolha de seus alimentos e na valorização de seus atributos corporais é importante para formação de adultos com saúde e qualidade de vida.
Osteoporose
A osteoporose é uma Doença Osteometabólica, caracterizada por diminuição progressiva da massa óssea, com