Anorexia Paula 1
Anorexia é um transtorno alimentar caracterizado pela baixo peso corporal, comportamento alimentar restritivo, medo excessivo de ganho de peso decorrentes de uma percepção inadequada da imagem corporal além da negação da própria condição patológica. O termo “Anorexia “ não seria o mais adequado, uma vez que não há uma verdadeira perda do apetite e sim uma recusa do paciente (na maioria das vezes da paciente) em se alimentar.
Em decorrência da distorção da imagem corporal o paciente percebe-se acima do peso ou obeso, sendo que seu IMC (índice de massa corporal ) se encontra normal ou abaixo do esperado. O comportamento alimentar consiste em 2 tipos:
- Tipo restritivo: restrição da ingesta, jejum ou exercícios físicos extenuantes.
- Tipo Compulsão periódica/purgativo: pacientes comem compulsivamente e posteriormente utilizam de métodos purgativos como vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e diuréticos para compensação, fazendo com que o IMC fique continuamente abaixo do esperado.
Como surge a doença:
Geralmente se inicia na puberdade e adolescência (14 a 18 anos com idade média de 17 anos), de maneira insidiosa, mais comumente em mulheres (90 a 95% dos casos) , podendo haver associação com eventos estressantes.
É mais uma doença psicológica ou fisiológica:
Seria impossível caracterizar qualquer patologia como somente psicológica ou fisiológica pois o ser humano é um ser bio-psico-social e espiritual.
Sintomas:
Criterios diagnósticos de acordo com a CID10 (International Classification of Diseases – 10 th Revision)
- peso corporal mantido em pelo menos 15% abaixo do esperado, ou IMC (índice de massa corporal, que é o peso dividido pela altura em metros quadrados) < 17,5
- perda de peso auto-induzida evitando os “alimentos que engordam”
-distorção da imagem corporal com pavor de engordar
-transtorno endócrino generalizado envolvendo o eixo hormonal hipotálamo-hipófise-gonadal (em mulheres amenorréia que constitui a ausência de pelo