ANOREXIA FINAL

9429 palavras 38 páginas
ANOREXIA:
O QUE É:
Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se enxerga obesa. Com medo de engordar ainda mais, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos
“A portadora do distúrbio não reconhece sua imagem, se vê acima do peso e seu objetivo sempre é emagrecer, por mais que isso não corresponda à realidade”, explica Ana Luiza Camargo, psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).
Inocente dieta
Com a evolução do distúrbio, o número de calorias da dieta diminui cada vez mais. A energia mínima necessária para uma mulher de 58 quilos, por exemplo, é 1400 calorias/dia. Há relatos de garotas anoréxicas que consomem apenas 300 calorias ao dia, provenientes de alface e tomates. O distúrbio pode manifestar-se de duas formas: evitando, tanto quanto possível, a ingestão de alimentos e, quando ingeridos, a quantidade é pequena; alimentando-se em pequenas quantidades e depois provocando vômito ou utilizar laxativos e diuréticos para eliminar as calorias consumidas.
A anorexia pode manifestar-se com sintomas que se sobrepõem aos da bulimia, outro transtorno psiquiátrico, caracterizado por episódios de consumo rápido e descontrolado de grandes quantidades de alimentos, seguidos de vômitos autoprovocados ou uso de laxativos e diuréticos. “As bulímicas chegam a consumir 1000 calorias nos episódios de descontrole”, afirma a médica.
Tanto anorexia quanto bulimia podem estar associadas a quadros de depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC), por exemplo. As meninas que desenvolvem esses problemas são muitas vezes as melhores e mais brilhantes em suas turmas. Segundo a dra. Ana Luiza, muitas foram crianças-modelo, perfeccionistas, compulsivas, cuidadosas e pacificadoras.
“Essas meninas são rígidas na incorporação das regras paternas e, muitas vezes, têm a convicção privada

Relacionados

  • A psicanalise e a contribuição para as pessoas que apresentam transtornos alimentares
    13825 palavras | 56 páginas
  • CID 10 Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento OCR
    102619 palavras | 411 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas