Ano luz
Ano luz é uma unidade de medida utilizada para calcular distâncias no espaço astronômico, ou seja, onde se encontram os planetas, as estrelas, os cometas etc.
As distâncias entre os astros são gigantescas então, para se medir distâncias realmente grandes, se substitui o quilômetro pela unidade chamada ano luz.
A velocidade da luz é de 300.000 quilômetros por segundo, portanto um segundo luz é igual a 300.000 quilômetros, uma velocidade com a qual é possível dar oito voltas em torno da Terra em apenas 1 segundo. A luz viaja extremamente rápida para os padrões terrestres. Portanto, um ano luz é a distância que a luz pode viajar em um ano. Em um ano luz, a luz percorre a distância de 9.460.800.000.000 (nove trilhões, quatrocentos e sessenta bilhões e oitocentos milhões) de quilômetros.
Usar o ano-luz como medida de distância tem uma outra vantagem: ajuda a determinar a idade. Digamos que uma estrela esteja a 1 milhão de anos-luz daqui. A luz daquela estrela viajou à velocidade da luz para chegar até nós. Portanto, a luz da estrela levou 1 milhão de anos para chegar até aqui e a luz que estamos vendo foi gerada 1 milhão de anos atrás. A estrela que estamos vendo é, na verdade, como a estrela era há 1 milhão de anos atrás e não como ela é atualmente. Da mesma forma, nosso Sol está a uns 8 minutos-luz de distância. Se o Sol explodisse neste exato momento, nós não teríamos como saber disso por 8 minutos, porque este é o tempo que levaria para que a luz da explosão chegasse até nós
A estrela Sírius, a mais brilhante do céu noturno, está a oito anos luz de distância da Terra, na verdade o que vemos é a estrela há oito anos atrás. A Nebulosa de Orion, aglomerado que fica a 1500 ano luz de distância da Terra, uma formação estrelar visível a olho nu, é visível hoje, como era há 1500 anos atrás.