Anisio Teixeira Biografia
Nasceu em Caetité, BA, em 12 de julho de 1900 e morreu no Rio de janeiro, em 11 de março de 1971. Considerado o mais importante educador brasileiro, Anísio iniciou seus estudos em Caetité, completando o curso secundário em salvador, onde em seguida iniciou o curso de direito, concluído no Rio de Janeiro, em 1922. Dois anos depois foi nomeado pelo Governador Góes Calmon, Inspetor Geral de Ensino da Bahia, cargo equivalente hoje ao de Secretário da Educação.
Anísio Teixeira foi o personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930. Ocupação: Advogado, educador e escritor.
Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Como teórico da educação, Anísio não se preocupava em defender apenas suas ideias. Muitas delas eram inspiradas na filosofia de John Dewey (1852-1952), de quem foi aluno ao fazer um curso de pós-graduação nos Estados Unidos.
Dewey considerava a educação uma constante reconstrução da experiência. Foi esse pragmatismo, que impulsionou Anísio a se projetar para além do papel de gestor das reformas educacionais e atuar também como filósofo da educação.
Viajando pela Europa em 1925, observou os sistemas de ensino da Espanha, Bélgica, Itália e França e com o mesmo objetivo fez duas viagens aos Estados Unidos entre1927 e 1929. De volta ao Brasil, foi nomeado diretor de Instrução Pública do Rio de Janeiro, onde criou entre 1931 e 1935 uma rede municipal de ensino que ia da escola primária à universidade.
Educação como meta política
Nos anos 20, com a crescente industrialização e a urbanização em todo o mundo, a necessidade de preparar o país para o desenvolvimento levou um grupo de intelectuais brasileiros a se interessar pela educação.
Os novos teóricos viam num sistema estatal de ensino livre e