animais peçonhentos
É sempre melhor previnir. Mas ao ser picado por animais peçonhentos (venenosos), aja com cautela e sem desespero. É importante não perder tempo.
Algumas orientações básicas são exatamente importantes e podem salvar vidas:
• Não amarre.
• Não corte nem fure.
• Não dê nada para beber ou comer.
• Mantenha a vítima deitada para evitar que o veneno seja absorvido rapidamente.
• Se a picada for na perna ou no braço, estes devem ficar em posição elevada.
• A vítima deve ser levada imediatamente, deitada, para um serviço de saúde mais próximo.
• Sempre que possível, leve o animal para ser identificado.
Não se esqueça: O soro específico é gratuito e distribuído pelo Ministério da Saúde.
Picadas de Insetos
As picadas de insetos como abelhas, vespas e marimbondos provocam muita dor e assustam, mas os riscos são pequenos, mesmo que as picadas sejam numerosas. Após a picada, há inchaço. Pessoas alérgicas podem, com apenas uma única picada, ter choque anafilático que pode ser fatal.
É importante ao socorrer uma picada desses insetos, remover o ferrão com pinças. Vespas e marimbondos não deixam o ferrão. Abelhas morrem depois de picar, deixando o ferrão. Aplique uma compressa fria para aliviar a dor e reduzir o inchaç. Quando a picada ocorrer na boca, dê gelo para a vítima chupar.
Picadas de Carrapatos
Em caso de picadas de carrapatos, esses devem ser removidos o mais depressa possível e colocados em um vidro, para serem examinados em um serviço médico. Os carrapatos podem se vetores de doenças e devem ser retirados com uma pinça, puxando-os pela cabeça em movimentos de vai-e-vem. Não tente retirá-los de uma vez só, pois a cabeça ficará presa na pele.
Picadas de Escorpiões
Os escorpiões são pouco agressivos e têm hábitos noturnos. Encontram-se geralmente em pilhas de madeira, cercas, sob pedras e adaptam-se bem ao ambiente doméstico.