animais em extinçao
Nos vários trabalho de Piaget, encontra-se o desenvolvimento da inteligência definindo como um processo contínuo, e que as mudanças no desenvolvimento intelectual, são gradativas, e s esquemas são constituídos ou modificados de forma gradual. Então define o crescimento cognitivo, e julga necessário dividir o desenvolvimento intelectual em estágios:
- Inteligência sensório-motora (0-2 anos):
Durant e esse estagio, o comportamento é basicamente motor. Não há logica. O sujeito não representa e não ‘passa’ conceitualmente.
- Pensamento pré-operacional (2-7 anos):
Caracteriza-se pelo desenvolvimento da linguagem e outras formas de representação, e também pelo rápido desenvolvimento conceitual. O raciocínio, nesse estagio, pré-lógico ou semiológico. O que o sujeito adquire através da ação, ira aprender a fazer em pensamento.
- Operações concretas (7-11 anos):
O sujeito faz novas modificações, desenvolve a habilidade de aplicar o pensamento lógico a problema concretos.
- Operações formais (7-15 anos):
As estruturas cognitivas alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento; os sujeitos tornam-se capazes de aplicar o raciocínio lógicos a todas as classes de problemas, ou seja, aplicam não mas aos objetos presentes, mas aos objetos ausentes e hipotéticos.
Outra teoria importante é o ensino e aprendizagem, a aprendizagem consiste em assimilar o objeto a esquemas mentais. O aluno aprende dependendo da esquematização presente, do estagio e da forma de relacionamento atual com o meio. Como consequência, o ensino deve assumir varias