Anhanguera Educacional 2015
DE TAUBATÉ
TRABALHO DE PESQUISA SOBRE MITOS E DOGMAS,
PARA O CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANHANGUERA.
Taubaté – SP
2015
Cesar Franco da Cunha Sobrinho – RA- 2484699819 Alessandra dos Santos Mastromana – RA - 1583984761 Elaine Camara – RA - 1589620237 Mariana de Godoy Garcez – RA - 2485745222 Roseli Artalino – RA 1581948622
TRABALHO DE PESQUISA SOBRE MITOS E DOGMAS,
PARA O CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANHANGUERA.
Dissertação apresentada à Faculdade Anhanguera Educacional como parte das atividades solicitadas pelo Prof. Clayton Henrique dos Santos, orientador da disciplina Fundamentos Filosóficos e Sociologicos da Educação, no Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Taubaté – SP
2015
1. MITO substantivo masculino
1. relato fantástico de tradição oral, ger. protagonizado por seres que encarnam as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana; lenda.
"m. e lendas dos índios do Xingu"
2. narrativa acerca dos tempos heróicos, que ger. guarda um fundo de verdade.
"o m. dos argonautas e do velocino de ouro"
O que é Mito:
Mitos são narrativas empregadas pelos povos gregos antigos para esclarecer fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se valem de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.
Um dos objetivos do mito era transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações. Um mito também pode ter a função de manifestar alguma coisa de forma forte ou de explicar os temas desconhecidos e tornar o mundo