Anfíbios ameaçados de extinção no haiti
Avaliação Anfíbia Global
Avaliação Anfíbia Global, é o nome do estudo realizado com a participação de cerca de 550 cientista representando 60 países diferentes. Este grupo estudos 5.743 espécies de anfíbios em diversas partes do planeta nos últimos 3 anos, e concluiu que destes 32% estão com risco de extinção, dentre eles incluem-se rãs, salamandras e sapos.
A maior incidência de espécies em perigo se concentram na América Latina, começando com Colômbia, seguida pelo México, Equador e Brasil. Contudo o índice é alarmante no Haiti, onde mais de 90% das espécies existentes de anfíbios estão em risco grave de extinção, o que significa que os anfíbios podem ser eliminados desse país nos próximos anos.
Importância dos Anfíbios
Avaliação Anfíbia Global é um estudo considerado muito importante, pois os anfíbios são considerados como que termômetros ambientais, ou seja, são os primeiros organismos vivos que apresentam problemas quando existem problemas ambientais com a qualidade do ecossistema onde estão inseridos, especialmente a água ou o ar.
Assim, esse grande nível de extinção e risco de extinção é um importante sinal de alerta que deve ser observado pelas autoridades, pois nesses ecossistemas existem problemas graves e os anfíbios são os primeiros a darem sinal do desequilíbrio existente. O grande declínio das espécies de anfíbios é uma mensagem clara de que existe uma situação importante de degradação ambiental atingindo especialmente esses