Sutentabilidade organizacional
1- A sustentabilidade da Cultura organizacional
Fundamentado no autor Stephen P.Robbins s,as práticas de seleção , ações dos dirigentes e métodos de socialização( Treinamento ,Integração , Rituais) são responsáveis pela manutenção da cultura . Proporcionam que os contratados se ajustem à cultura ,sendo importante recompensar quem a adota e a penalizar aqueles que procedem diferente do proposto.
O Magazine Luiza possui práticas e políticas de sustentação da cultura organizacional: Processo de seleção estruturado, critérios de avaliação de desempenho , atividades de integração e alinhamento ,treinamento e desenvolvimento de carreira , Recompensas e reconhecimento,procedimentos de promoção ,Benefícios, Gestão descentralizada , comunicação olho no olho , Responsabilidade Social Interna , em fim Práticas de RH que dão suporte ao “ Jeito Luiza de Ser”.
Outro ponto citado no texto, A TV Coorporativa –Mensagem Luiza Trajano aos colaboradores tem como objetivo reforçar valores e realizar a manutenção da cultura organizacional.Dessa forma ela mantém a cultura viva. É o que Robbins , conceitua como Rituais(Sequencia repetitiva de atividades que expressão e reforçam os valores fundamentais da organização).
Quando a empresa tem sucesso, a personalidade dos fundadores se torna uma parte integrante da cultura da organização.
2- Desafios da Sucessão em uma empresa familiar para manter-se competitiva no mercado dando continuidade ao processo de sucesso.
Outro ponto em destaque no texto é uma leve preocupação com o processo Sucessório.
No processo de sucessão, segundo Renato Bernhoeft , os pontos importantes para a realização de um processo seguro são:
A empresa deve buscar a profissionalização;
O gestor a ser sucedido ter consciência da necessidade do processo , não apresentar resistências e inicia as ações o mais cedo possível;
Identificar o mais indicado para sucessão , que