anexo
Pitágoras (anexo 1) foi um importante matemático, filósofo, astrônomo e músico grego. Nasceu cerca de 570 a.C, em Samos, uma ilha do mar Egeu, próximo de Mileto. Não se sabe ao certo quando Pitágoras morreu, mas provavelmente foi em 497 a.C ou 496 a.C. Foi ele quem elaborou o termo ‘filósofo’. Recebeu grande influência cientifica e filosófica de Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes. Viajou por vários países acumulando grande quantidade de conhecimento, quando em 530 a.C voltou para sua terra onde pretendia fundar uma escola filosófica, mas encontrou problemas com o tirano Policrato, então decidiu se exilar em Crotona, no sul da Itália, onde finalmente fundou uma sociedade que ficou conhecida como a Escola Pitagórica, mas os pitagóricos foram expulsos e buscaram refugio na própria Grécia, principalmente em Atenas. Os pitagóricos eram fascinados pelas propriedades dos números inteiros e descobriram inúmeras dessas propriedades.
Aos 18 anos de idade, já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Com estudos astronômicos, ele afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço, essa idéia não era muito conhecida na época. Encontrou certa ordem no universo, observou que as estrelas, e também a terra, giravam ao redor do Sol.
Escola Pitagórica:
Essa sociedade, a Escola Pitagórica, de natureza científica, religiosa e até mesmo política desenvolvia estudos no domínio da matemática, da filosofia e da astronomia. O símbolo desta irmandade era a estrela de cinco pontas, estrela pentagonal.
A Escola Pitagórica defendia o princípio de que a origem de todas as coisas estava nos números, o atomismo numérico.
Essa sociedade, a Escola Pitagórica, de natureza científica e religiosa e até mesmo política, desenvolvia estudos no domínio da matemática, da filosofia e da astronomia. O símbolo desta irmandade era a estrela de cinco pontas (ou estrela pentagonal).
A Escola Pitagórica defendia o princípio de que a origem