anemometro
Eletrónica e Instrumentação
Dezembro de 2011
te
as
Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro
Escola de Ciências e Tecnologia
Anemómetro
Licenciatura em Engenharia de Energias
Eletrónica e Instrumentação
Prof. Lio Gonçalves e Prof. Paulo Salgado
Ana Dias nº34448
Diana Granja nº35433
Dezembro de 2011
Página 1
Anemómetro
Eletrónica e Instrumentação
Dezembro de 2011
I_Objetivos
A unidade curricular tem como principal objectivo dotar os alunos de conhecimentos e de competências na área da eletrónica e instrumentação. A realização deste trabalho teve a finalidade de desenvolver no aluno capacidades para projectar, implementar e analisar sistemas de medida num contexto dos dispositivos/equipamentos associados à instrumentação e automação de processos.[1]
O nosso trabalho tem como principal objetivo a projeção de um anemómetro, usando o programa PROTEUS para a criação do circuito e o programa MPLAB, de forma a equacionar a velocidade do vento.
II_Introdução
Na atmosfera terrestre existem inúmeras variáveis para serem estudadas, nomeadamente a chuva, o vento, a humidade, entre outras. O vento interfere direta ou indiretamente com diversos setores, nomeadamente agricultura, pesca, produção de energia, entre outros. Centrando-nos na produção de energia, a energia eólica tem dado provas que é um meio viável de produção de electricidade de forma limpa. Esta energia é proveniente da energia cinética do vento, que faz girar as pás do aerogerador produzindo energia mecânica. A velocidade do vento é um dos parâmetros principais nesta produção. São
usados os anemómetros para a sua
medição, pois assim existe uma maior precisão da velocidade do vento podemos assim fazer uma escolha acertada do aerogerador.
Os anemómetros são os instrumentos que medem a velocidade da componente horizontal do vento, que é necessária para o cálculo da previsão da energia. Possuem um cata-vento para indicar a direcção do vento.