Anemia Ferropriva
Anemia ferropriva, ferropênica ou sideropênica é o tipo de anemia responde por cerca de 90% dos casos de anemia diagnosticados e é causada pela deficiência de ferro . O ferro é um dos principais constituintes da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos. Neste tipo de anemia a ingestão de ferro está menor que o mínimo necessário para as atividades do organismo que precisam de ferro. A forma de estoque é a ferritina ou hemossiderina. Nos indivíduos de sexo masculino normais existem de 600 a 1200 mg de estoque e nas mulheres 10 a 400 mg. Em valor total o ferro nos homens é de cerca de 4 g e nas mulheres 2,5 g.
CAUSAS
Existem muitas possíveis causas: Dieta pobre em ferro: pessoas que ingerem pouco alimentos ricos em ferro, podem desenvolver este tipo de anemia. Dentre os alimentos ricos em ferro estão a carne vermelha, lentilha, feijão, carne branca e a salada verde. Parasitas: Como malária, ascaridíase, ancilostomíase e tricuríase. Má absorção: por exemplo, a anemia causada por esteatorreia, um transito intestinal excessivamente rápido. Hemorragias: entre os casos de sangramento que podem gerar uma anemia ferropriva estão: sangramento gastrointestinal,acidentes traumáticos, cirurgia, parto, além de um sangramento menstrual intenso. Hematúria: Perda de sangue na urina. Outras doenças: úlceras, câncer, hemorroidas.
A causa mais comum de anemia ferropriva em adulto é sangramento gastrointestinal.
Sinais e sintomas é caracterizada por:
Fadiga extrema Fraqueza Falta de ar Dor no peito Infecções freqüentes Dor de cabeça Tonturas ou vertigens Mãos e pés frios Palidez Inflamação ou dor na língua Batimento cardíaco acelerado Desejos incomuns para substâncias não-nutritivas, como gelo, terra ou grama Falta de apetite
Em estado mais avançado podem-se verificar dores de cabeça latejantes semelhantes