Anemia Falciforme Ray E Cami
FALCIFORME
Introdução ao tema
Nosso sangue e formado de células vermelhas
chamadas de hemácias; são células redondas repletas de um pigmento chamado de hemoglobina, que dá a cor vermelha ao sangue. A anemia é a diminuição da hemoglobina no sangue. Na maioria das vezes, essa diminuição ocorre por falta de ferro no sangue, razão pela qual os órgãos não recebem a quantidade suficiente de oxigênio e não podem desempenhar bem suas funções. A anemia Falciforme é uma
patologia caracterizada pela redução da concentração de hemoglobina no sangue, acarretando uma deficiência no transporte de oxigênio para os tecidos.
É uma doença hereditária que causa a malformação das hemácias, que perdem a forma arredondada e elástica , e adquirem o aspecto de uma foice .
Anemia falciforme
As hemácias defeituosas presentes na anemia
falciforme, além de serem menos efetivas no transporte de O², vivem apenas 20 dias (enquanto as normais vivem 120 dias), e são pouco elásticas, tendo dificuldade em atravessar pequenos vasos e bifurcações. Essa falta de maleabilidade leva as hemácias a ficarem presas em algumas regiões , causando obstrução do fluxo sanguíneo.
OBS: aqui a gente podia tentar demonstrar do jeito
que havíamos comentado com o tubo e as hemácias bolinha e em forma de foice
Sinais e sintomas
Icterícia: caracterizado pela cor
amarela nos olhos e na pele, é a característica mais comum da doença, porem não é contagioso, e não deve ser confundido com hepatite. Quando o glóbulo vermelho se rompe, aparece um pigmento amarelo no sangue, chamada bilirrubina, e que faz os olhos e a pele ficarem amarelos.
Icterícia
Sinais e sintomas
Crise de dor: é o sintoma mais frequente
da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos, que interrompem o suprimento de oxigênio para as células daquele órgão. A dor é mais frequente nos ossos e nas articulações. Escala de dor
Sinais e sintomas
Infecções: as pessoas com doença falciforme
têm maior