Anelídeos
Características: Os anelídeos são animais pertencentes ao filo Annelida e que possuem o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo. São animais encontrados em ambientes de água salgada ou doce e também em ambientes úmidos, de terra firme.
Os animais agrupados, entre os anelídeos são, dentre os vermes, os únicos celomados e segmentados, com inúmeros segmentos iguais, bem visíveis externamente e separados internamente por septos transversais membranosos. A mesoderme forma epitélios que delimitam a cavidade celomática, ficando um deles junto ao instestino e o outro junto à camada muscular da parede corporal. As camadas de fibras musculares circular e longitudinal garantem eficientes ondas de contração de estreitamento e alongamento do corpo cilíndrico, possibilitando um fácil deslocamento ao animal. Esse deslocamento é auxiliado pela ação de muitos filamentos flexíveis de quitina, as cerdas, que “ancoram” a parte ventral do animal em movimento.
Há a presença, nesses animais, de um eficiente sistema circulatório, transportador de substâncias em solução. Por meio desse sistema, vários órgãos recebem oxigênio e alimentos e eliminam substâncias de excreção e gás carbônico. O sistema circulatório é fechado, com vários pares de vasos contráteis ao redor da faringe, os corações, que fazem o bombeamento do sangue. Nesse sistema circulatório fechado, os ógãos são irrigados por uma rede contínua de capilares. Essa rede capilar também se estende sob a epiderme, permitindo, por difusão direta, a troca dos gases respiratórios entre o sangue e o meio exterior. A respiração é do tipo cutânea ou tegumentar, mas em alguns representantes marinhos ela é branquial. A presença se hemoglobina dissolvida no plasma garante uma melhor captação do exigênio.
Na maioria das vezes, os anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam