Android simples
Android é um sistema operacional baseado em Linux para dispositivos móveis, como exemplo temos o Google Nexus One, Nexus S ou Galaxy Nexus, bem como por outros fabricantes de celulares como a HTC, Samsung, entre outros. Não foi criada pelo Google como a maioria das pessoas imaginam, Andy Rubinera e mais 2 desenvolvedores são os responsáveis por esse grande sistema. É desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.
Segundo a Google, mais de 200.000 telefones celulares com este sistema operacional são vendidos todos os dias.
História
Em julho de 2005, o Google adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, California, USA. Com o projeto sendo conduzido por Andy e uma equipe bem dedicada, foi desenvolvida uma plataforma de telefone móvel baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
Em Dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações que a Google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pela Google. Atualmente, é desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun (que hoje pertence á Oracle).
O primeiro telefone comercialmente disponível a rodar no sistema Android foi o HTC Dream, lançado a 22 de outubro de 2008.
Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipe do Android após a compra da Palm pela HP.
O primeiro tablet comercialmente disponível a rodar o sistema operativo Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado a 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.
Características
Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas, sendo mais fácil e acessível o desenvolvimento de aplicativos.
Handset layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL