ANDRIA ATPS
UNIDADE 1- TAUBATÉ
SERVIÇO SOCIAL
ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISINADA
SOCIOLOGIA
PROFESSORA EAD: THALITA COSTA
Andria Aparecida da Silva: RA 9505339835
Novembro/2014
INTRODUÇÃO
Buscamos abordar neste trabalho as origens históricas da profissão e o contexto histórico, social e político da sociedade brasileira.
O contexto que deu origem ao nascimento do Serviço Social e que desenvolveram os primeiros campos de trabalho da nova profissão, que tem como a principal demanda o papel dom esticador no controle de “situações social problemas” e é por isso que o Código de ética e considerada tão importantes para o início do “desenvolvimento” dessa carreira.
Consideramos também que a organização política da categoria esteve fortemente vinculada às classes dominantes, tendo como marco o CBAS da “Virada”, que culmina na ruptura com o conservadorismo.
Com a elaboração do novo currículo acadêmico a categoria se renova com novas Matrizes Curriculares, fortemente ancoradas na defesa dos direitos sociais preconizados pela Constituição Federal de 1988.
A “Constituição Cidadã que culminou na elaboração do projeto ético, isto é, o Código de Ética de 1993, que regulamenta o exercício profissional e as Diretrizes Curriculares para a formação acadêmica.
Cumpre ressaltar, ainda, a estreita relação dos avanços da categoria, embasado nas afinidades e “bandeiras de luta” em comuns, num contexto de redemocratização do país e da categoria.
O Código de Ética constitui precioso instrumento de bastante suporte e orientação para os Assistentes Sociais; O Serviço Social adquire no mundo atual magnitude técnica e teórica , cientifica, impondo aos componentes da profissão maiores encargos e responsabilidades, dos mesmos Só à claridade de uma concepção de vida, baseada na natureza e destino do homem, poderá de fato o Serviço Social desempenhar a tarefa que lhe cabe na complexidade do mundo moderno. Um Código de Ética se destina a profissional de diversos