Andre_Santos

482 palavras 2 páginas
Sustentabilidade

É a qualidade das ações nos empreendimentos humanos, que busca a utilização, preservação e manutenção de todos os recursos disponíveis, tornando-os existentes indefinidamente.

A ideia de sustentabilidade se apoia em três pilares básicos: o ambiental, o econômico, e o social.

Toda ação sustentável deve ter três requisitos: a preservação da biodiversidade e dos ecosistemas naturais, a viabilidade econômica para a sua implantação e manutenção, a garantia de que a ações atinjam todos os grupos humanos, sem distinção social e agreções de valores culturais.
A sustentabilidade das lagoas da Barra e Jacarepaguá.

Água verde de poluição, sofás, pneus e outros objetos fazem parte da sujeira na Lagoa de Jacarepaguá. Junte-se o esgoto, calor e luminosidade e estão formadas as condições ideais para a proliferação das cianobactérias, que são microrganismos que dão à água um aspecto de plástico. Quem pesca ou se banha nestas águas põe a saúde em risco.

O problema dura mais de 15 anos e durante verão a situação se agrava. Doenças como micose, hepatite, gastroenterite, e outras que podem se desenvolver a médio e longo prazo, como o câncer de fígado são alguns dos perigos desse ambiente sem controle dos resíduos.

A bacia da Barra e de Jacarepaguá tem 15 quilômetros de extensão e é formada pelo canal da Joatinga e pelas lagoas da Tijuca, Camorim, Jacarepaguá e Marapendi. E com a ocupação desordenada, virou depósito de esgoto. Dados da Cedae dizem que avançou no saneamento da região, mas 30% do esgoto produzido no Recreio e 40% do de Jacarepaguá ainda são despejados de forma irregular.

Soluções e melhorias sustentáveis sugeridas:

- Vistoriar o descarte da rede de esgoto e de resíduos não aproveitáveis, e proporcionar o encaminhamento adequado para tratamento e/ou transformação dos materiais poluidores e recicláveis, com foco na melhoria das condições sanitárias e ambientais das lagoas e canais;
-

Relacionados